Free Sensor Sample Order Now

Article: Opapel (Portuguese)

Precisão na Análise de Nip em Tempo Real

O Sigma-NIP® utiliza até 30 sensores de monitoramento dispostos ao longo do rolo e permits leitura em tempo real
O Sigma-NIP® utiliza até 30 sensores de monitoramento dispostos ao longo do rolo e permits leitura em tempo real

Desenvolvido pela empresa Sensor Products Inc., o Sigma-NIP® ser á apresentado pela primeira vez em uma feira inlernacional na SPCI - 14th International Exhibition for Suppliers to the Pulp and Paper Industry, na Suécia. entre os dias 27 e 29 de mail. Trata-se de sistema eletrônico analyses avancadas que mede o perfil dos rolos e da um diagnostico do alinhamento, contato e pressao entre esses rolos (nip), com velocidade e efetividade nas respostas.

O Sigma-NIP® utiliza ale 30 sensores de monitoramento dispostos ao longo da face do rolo (veja na imagem). A tecnologia consiste numa serie de transdutores de pressao em folhas delgadas com tinta resistiva dispostos numa tira ou fita-portadora. Conforme esta fita scja pressionada entre os rolos. O software (com base Windows) assimila a leitura e disponibiliza os dados em imagens graficas facilmente interpretaveis. Tudo em tempo real, o que significa que os ajustes dos rolos podem ser feitos enquanto o sensor esta efetivamente contido no nip fechado (mas estacionario), ganhando-se em flexibilidade e rapidez.

Jason Blume, gerente de Projetos de Sistemas Eletronicos da empresa, destaca que, com a rapida das medicos eletronicas, os engenheiros e tecnicos podern acompanhar como os rolos se modificam em tempo real. “Devido as leituras precisas da largura do nip, e possivel ainda se trabalhar com pressoes menores, proporcionando, assim, aumento de vida util do rolo, reducao dos gastos com energia e diminuicao do tempo de parade”, afirma.

Como vantagens do Sigma-NlP®, o gerenie deslaca a facilidade de utiliza-lo, a durabilidade dos sensores c as caracteristicas amigaveis do software, alem da compatibilidade corn a tecnologia wireless.

A tecnologia ja vem sendo ulilizada em equipamentos/ unidades da Metso, UPM e Thai Paper, enlre outras empresas do setor. De acordo com a Sensor Products Inc., o custo rnedio de instalacao varia entre 8 mil e 25 mil dolares, dependendo da quantidade de sensores necessarios.