Free Sensor Sample Order Now

Article: Plástico Industrial

Substrato aponta a uniformidade da pressão em moldes de injeção

A norte-americana Sensor Products Inc. desenvolveu um substrato à base de celulose que registra a distribuição e a magnitude das pressões exercidas sobre sua superfície. O material foi elaborado para monitorar a uniformidade da pressão em moldes usados especificamente nos processos de injeção e é impregnado com microcápsulas de tinta que são liberadas quando submetidas à pressão da ferramenta. Quanto maior a pressão exercida sobre uma determinada região do substrato, mais intenso é o tom da cor da imagem formada. O produto gera uma imagem permanente que mapeia as forças em ação.

A companhia já havia anunciado no passado (Plástico Industrial, fevereiro de 2010, p. 10) o Pressurex®, um laminado plástico com as mesmas características do substrato de celulose para ser usado por diferentes segmentos industriais em que o monitoramento da pressão entre superfícies em contato é importante.

O Mold-Align®, nome comercial do novo material, pode ser usado em ferramentas com pressão mínima de 14 kg/cm² (200 psi) e tem 0,1016 mm de espessura. Ele é fornecido pela Sensor Products em uma bobina com 76,2 cm de largura e 90,96 m de comprimento, e pode ser facilmente recortado para se adequar ao projeto da ferramenta. O substrato é posicionado entre as metades do molde, que deve ser fechado usando a tonelagem mínima da máquina.

Mold-Align captures a permanent image of pressure variation.
O Mold-Align® é posicionado entre as metades do molde.
Submetido à pressão no interior do molde, o substrato
libera microcápsulas de tinta gerando uma imagem
permanente da distribuição e da magnitude das pressões
exercidas sobre sua superfície

A leitura dos dados registrados graficamente pelo produto pode ser feita visualmente, pela comparação do produto com um gráfico de referência, ou por sistemas ópticos. A Sensor Products também fornece um sistema computadorizado para a análise dos resultados, composto por um scanner calibrado especificamente para a aplicação e o software Topaq® de análise de imagens.