Free Sensor Sample Order Now

Article: Plástico Industrial

Filme plástico mostra adistribuição dapressão de fechamento em injetoras

A norte-americana Sensor Products Inc. elaborou um laminado plástico que registra a distribuição e a magnitude das pressões exercidas sobre sua superfície. O produto, denominado Pressurex®, traz em sua estrutura microcápsulas de tinta que serompem quando uma força é aplicada sobre ele. O resultado é uma imagem permanente que mapeia as forças em ação na região coberta pelo filme. Quanto maior a pressão sobre uma determinada região da película, mais intenso é o tom de cor da imagem que se forma no local.

Imagem analisada pelo software Topaq®, que representa atopografia da ferramenta e a variação de pressão ao longoda área de contato em que o filme foi posicionado. Ainformação determina os ajustes a serem feitos paraeliminar pontos de pressão excessiva ou corrigir obalanceamento das metades de um molde11
Imagem analisada pelo software Topaq®, que representa
atopografia da ferramenta e a variação de pressão ao longoda
área de contato em que o filme foi posicionado. Ainformação
determina os ajustes a serem feitos paraeliminar pontos de pressão
excessiva ou corrigir obalanceamento das metades de um molde11

Os filmes são usados em situações em que é necessário monitorar a uniformidade da pressão entre superfícies em contato. Colocado entre as metades de um molde, o produto permite a identificação de variações da força aplicada sobre diferentes partes da ferramenta durante o ciclo. Essas variações podem estar relacionadas ao desalinhamento das duas metades do molde devido à falta de paralelismo entre as placas ou a problemas ligados à força de fechamento empregada no processo.

A Sensor Products fornece os filmes em oito versões, cada uma para uso sob uma determinada faixa de pressão, em um espectro que vai de 0,14 a 3.000 kg/cm2 (ou 2 a 43.200 psi). Com espessura entre 100 e 200 μm, aproximadamente, os filmes têm como substrato o poli (tereftalato de etileno), ou PET, nas camadas exteriores. As microcápsulas ficam em uma camada interna. A leitura dos dados registrados graficamente pelo filme pode ser feita visualmente, pela comparação do produto com um gráfico de referência, ou por sistemas ópticos. Segundo o fabricante, o grau de precisão das informações é de ± 10% para a verificação visual e de ± 2% para os métodos automatizados.

A Sensor Products também fornece um sistema computadorizado para a análise dos resultados, composto por um scanner calibrado especificamente para a e o software aplicação Topaq de análise de imagens.